Notícia

Copos descartados são reutilizados para produzir lixeiras
Evento de lançamento da parceria Braskem / Starbucks
    sustentabilidade

    Wecycle, plataforma de soluções

    Wecycle é a plataforma da Braskem para a valorização de resíduos plásticos. O objetivo é fomentar negócios e soluções que envolvam a reciclagem do plástico por meio de parcerias. O primeiro projeto foi desenvolvido com a Starbucks Brasil. Copos transparentes de polipropileno utilizados pela rede de cafeterias, borra de café e o plástico verde - I'm greenTM são combinados para a fabricação de cestos de lixo. Há outros cases em desenvolvimento,  abrangendo a reciclagem de embalagens e de copos de polipropileno, por exemplo.

    As lixeiras já estão em uso em lojas da rede em São Paulo. As unidades brasileiras da Starbucks são as primeiras no mundo a utilizar o material de descarte como matéria-prima para cestos de lixo, fechando um ciclo virtuoso.

    Ao trabalhar com a Braskem e outras empresas brasileiras, fomos capazes de utilizar os produtos do núcleo de operações da loja e unir ao Plástico Verde para compor as lixeiras." Anna Sortino, especialista de materiais da Starbucks Brasil

    A produção dos cestos, que têm aroma de café, consiste na coleta dos copos, que são lavados e moídos. A água utilizada nesse processo passa por uma etapa de descontaminação em uma estação de tratamento de efluentes. Em seguida, o material passa por um processo de extrusão, com a adição do Plástico Verde e da borra de café, que é coletada nas lojas da Starbucks e dá o aroma característico do produto.

    "Gerir o impacto ambiental do nosso negócio requer colaboração, inovação e melhoria contínua", afirma Anna Sortino, especialista de Materiais da Starbucks Brasil. "Ao trabalhar com a Braskem e outras empresas brasileiras, fomos capazes de utilizar os produtos do núcleo de operações da loja - a borra do nosso café e copos plásticos transparentes - e unir ao Plástico Verde para compor as lixeiras", diz Anna.

    "Essa parceria é mais um exemplo da atuação da Braskem utilizando a inovação a serviço de soluções sustentáveis. A participação da Braskem com o Plástico Verde mostra que empresas de todo o mundo tem encontrado no conceito uma alternativa sustentável para os seus negócios", ressalta Alexandre Elias, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.

    Saiba mais em  www.braskem.com.br

    Compartilhe
    1 voto
    TAGS: sustentabilidade, sustentável, polipropileno, colaboração, parcerias, PE verde, reciclável, plástico verde, Bebidas, Inspiração, Starbucks, I'm green

    Não encontrou o que procura?

    Escreva abaixo os assuntos sobre embalagens que você gostaria de ver por aqui.

    Isso também pode te interessar