Entrevista

Vanessa Machado, diretora de Identidade Organizacional do Grupo Boticário
Embalagens Boticário com Plástico Verde
Embalagens Boticário com Plástico Verde
    plástico verde

    Prêmio Internacional de Sustentabilidade

    A linha Cuide-se Bem de produtos para corpo e cabelos de O Boticário ganhou destaque internacional. A empresa brasileira recebeu o prêmio Sustainable Beauty Awards 2016, na categoria "Embalagem", pelo uso do Plástico Verde, resina produzida a partir do etanol de cana de açúcar. A premiação, realizada pela Organic Monitor, é um reconhecimento aos esforços da indústria global de beleza e cosméticos para tornar seus negócios cada dia mais sustentáveis.

    Os itens da família Cuide-se bem foram relançados com embalagens feitas com o polietileno I'm green, produzido pela Braskem, que possui as mesmas características do polietileno de origem mineral, inclusive no que diz respeito à ampla possibilidade de reciclagem. Com frascos e bisnagas fabricados com matéria prima oriunda de fonte renovável, contudo, os produtos de O Boticário evitarão a emissão anual de cerca de três mil toneladas de CO2, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Para dar visibilidade às boas práticas ambientais, O Boticário criou o ícone "Com Plástico Vegetal", que indica a origem da embalagem.

    O anúncio dos vencedores foi realizado em Paris, durante a edição europeia da Cúpula Cosméticos Sustentáveis, no dia 24 de outubro. Vanessa Machado, diretora de Identidade Organizacional do Grupo Boticário, fala com exclusividade para Let's Talk Packaging sobre a importância dessa conquista.

    O Grupo Boticário vem trabalhando no estímulo a práticas sustentáveis. Qual a importância das embalagens nessa política?
    Vanessa Machado  
    - As práticas de sustentabilidade do Grupo Boticário estão presentes no dia a dia dos processos relacionados ao Ciclo de Vida dos Produtos, com atuação das diferentes áreas da empresa (como as equipes de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D, Marketing, Suprimentos, Sustentabilidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, Industrial, entre outras). Uma das frentes de atuação neste tema visa buscar novas soluções e inovações em sustentabilidade para nossas embalagens, que gerem impactos positivos no planeta e benefícios maiores para as pessoas. Estas inovações podem ser na pesquisa e disponibilização de um novo material de embalagem, nas mudanças de design, nas parcerias com os fornecedores para promover melhorias para a cadeia produtiva ou mesmo na atuação para a destinação pós-consumo.

    A cada ano, são introduzidos novos materiais de embalagem no portfólio do Grupo, o que permite manter os produtos atualizados com as tendências de mercado e, também, melhorar os produtos que já existem. Um destes materiais foi o Plástico Verde I'm green da Braskem, feito à base de cana de açúcar.

    E, pela primeira vez, uma linha completa de uma marca do Grupo Boticário - Cuide-se Bem, de O Boticário - traz todos os frascos e bisnagas (ou seja, todas as embalagens de polietileno) com plástico vegetal, reduzindo mais de 3 mil toneladas de emissão de CO2 por ano. As embalagens apresentam um ícone para o consumidor identificar a composição do material.

    Como o Plástico Verde da Braskem contribui para a política de sustentabilidade do Grupo Boticário?
    Vanessa Machado  - Uma das premissas de sustentabilidade do Grupo Boticário na industrialização dos seus produtos é optar pelo uso de materiais e por processos produtivos que reduzam o consumo de recursos naturais, como energia e água, e promovam a redução de emissões de Gases causadores do Efeito Estufa (GEEs) e de resíduos, possibilitando também maior eficiência logística, menor ecotoxicidade, e outros benefícios ambientais. E, para alcançar estes resultados, o Grupo busca soluções internas mas também de seus parceiros, como os fornecedores. O Plástico Verde I'm green da Braskem, aplicado nas embalagens dos 39 frascos e bisnagas da linha Cuide-se Bem de O Boticário, no qual a tecnologia e inovação disponibilizados por um fornecedor podem contribuir para os resultados estratégicos de sustentabilidade do Grupo.

    Há intenção de expandir o uso de Plástico Verde para outras linhas de produtos?
    Vanessa Machado  - A aplicação do plástico verde já está em expansão para outros produtos do Grupo Boticário, inclusive para as demais marcas do Grupo. Outros exemplos de embalagens já em comercialização com o uso do plástico vegetal são as bisnagas do creme para barbear, balm pós-barba e shower gel da linha Malbec, de O Boticário.

    Compartilhe
    3 votos
    TAGS: sustentável, impactos ambientais, Plástico Verde, fontes renováveis, polietileno, cremes, shampoo, hidratante, cuidados pessoais, i'm green

    Não encontrou o que procura?

    Escreva abaixo os assuntos sobre embalagens que você gostaria de ver por aqui.

    Isso também pode te interessar